Seja bem vindo ao nosso site Rádio Elshaday Fm radioelshadayfm.com.br!

Brasil

Moraes abre prazo para PGR se manifestar sobre explicações da defesa de Bolsonaro

Advogados do ex-presidente negaram descumprimento de medidas cautelares e plano de fuga para a Argentina

Publicada em 25/08/2025 às 14:40hRepórter Marcos Oliveira

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Moraes abre prazo para PGR se manifestar sobre explicações da defesa de Bolsonaro
Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo | Divulgação/Rosinei Coutinho/STF  (Foto: Equipe Elshaday de Comunicação )

ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), abriu prazo de 48 horas, nesta segunda-feira (25), para que a Procuradoria-Geral da República (PGR) dê parecer sobre explicações dadas pela defesa de Jair Bolsonaro (PL) acerca do descumprimento de medidas cautelares suposto plano de fuga para a Argentina em meio ao processo da trama golpista. A acusação deve se manifestar até quarta (27).

"De ordem, a Secretaria Judiciária faz remessa destes autos com vista ao Excelentíssimo Senhor Procurador-Geral da República", diz pedido de Moraes enviado à PGR, chefiada por Paulo Gonet. Na semana passada, relatório da Polícia Federal (PF) pediu indiciamento de Bolsonaro e do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por coação e obstrução na investigação sobre tentativa de golpe.

 

Argumentos da defesa de Bolsonaro

 

Advogados do ex-presidente se manifestaram na sexta (22), negando existência de plano de fuga para a Argentina e descumprimento de medidas cautelares.

Segundo a defesa, o documento da PF é uma "peça política" e uma manifestação de "lawfare" em curso com o objetivo de "desmoralizar" o ex-presidente.

"Parece incrível, mas boa parte do relatório dedica-se a um disse-me-disse sem qualquer relevância para a investigação", afirmaram os advogados em um documento de 12 páginas.

 

Asilo político

 

Os advogados refutaram a ideia de que um rascunho de pedido de asilo à Argentina seja uma prova de tentativa de fuga. Eles afirmaram que o próprio relatório da Polícia Federal reconhece que o documento é um "rascunho antigo enviado por terceiro".

A defesa argumentou que, se houvesse intenção de fuga, Bolsonaro não teria comparecido a todos os atos do processo, respondido à denúncia, ou obedecido à proibição de viajar ao exterior.

"Mas o objetivo, convenhamos, foi alcançado: manchetes no Brasil e no exterior anunciando que o ex-presidente planejou uma fuga. Nada mais falso, mas nada mais impactante, sobretudo há pouco mais de 10 dias do julgamento", afirmaram.

 

Mensagem de Braga Netto

 

Segundo os advogados, o recebimento de uma mensagem de SMS do general Walter Souza Braga Netto, que também é réu na trama golpista, não constitui uma violação da proibição de contato. Eles argumentam que o silêncio de Bolsonaro é o "exato contrário de manter contato".

"O teor da mensagem [de Braga Netto] não podia ser mais vazio. Contudo, a ausência de resposta é mais do que esclarecedora sobre a perseguição aqui apontada. A mensagem foi apenas recebida! Sem notícia de resposta. Sem qualquer reação. Sem qualquer comunicação por parte do ex-presidente. [...] O ex-presidente teria descumprido as medidas cautelares de proibição de manter contato? Com o seu silêncio?", questionaram.

 

Conversas de WhatsApp

 

Os advogados defenderam que o ex-presidente nunca foi proibido de usar o WhatsApp, que é um "aplicativo de troca de mensagens privadas protegidas por criptografia ponta a ponta".

Eles diferenciaram o WhatsApp de redes sociais, que, segundo a definição apresentada pela defesa, "pressupõe um design estrutural direcionado para a construção de novas relações virtuais".

Além disso, a defesa mencionou que a proibição de contato entre o ex-presidente e seu filho, Eduardo Bolsonaro, foi uma decisão posterior às conversas investigadas.

"De fato, as conversas recortadas pela Polícia Federal, inclusive de desavenças que desmentem a ideia de uma 'atuação coordenada', servem mais às manchetes do que aos autos", afirmaram.

 

Movimentações financeiras

 

Sobre as transações bancarias de Bolsonaro que chamaram a atenção da Polícia Federal, os advogados criticaram a divulgação dos dados e a acusação de “indícios de possíveis práticas de lavagem de dinheiro ou outros ilícitos”.

"O pior é que uma transferência de dinheiro para sua esposa, de valores com origem lícita, foi anunciada, com base ‘em fontes’, como um indício de lavagem de dinheiro. É necessário presumir que os investigadores sabem o que é o crime de lavagem, que determina origem ilícita e não se consubstancia com depósitos, via Pix, para familiares", afirmaram.

 

Relatório da PF

 

Segundo a Polícia Federal, Bolsonaro continuou se comunicando com aliados, mesmo estando proibido de usar redes sociais e de manter contato com outros investigados no inquérito sobre a trama golpista, no qual é réu.

No despacho que determinou a manifestação da defesa, Moraes também destacou que Bolsonaro apresentava "acentuado risco de fuga, com a finalidade de evitar o cumprimento da lei". A PF confirmou que, no celular do ex-presidente, foi encontrado um rascunho de pedido de asilo ao presidente da Argentina, Javier Milei.

No texto, Bolsonaro alegava perseguição política, dizia temer ser preso injustamente e afirmava temer pela própria vida.

O relatório da PF, que estava sob sigilo e foi divulgado na quarta-feira (20), serviu de base para o indiciamento de Bolsonaro e de seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Ambos são acusados de coação no curso do processo e de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Segundo os investigadores, as articulações tinham como objetivo pressionar o STF e abrir caminho para uma eventual anistia ao ex-presidente e a outros réus da ação penal que apura a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
Peça sua Música

Pedir

Flaviana Soares

Pirassunga - SP

Nair Nany - Melhor Amigo...

Gabriela Silveira

Guimarania MG

Suelem Lima - Só Mais uma Lagrima ...

Tathiane Ribeiro

Brasilia - DF

Simone Gomes - Gratidão...

Top Música
1
Julia Vitoria e GabrielEsperança
2
KemuelAlgo Novo
3
Jairo BonfimDeus Proverá
4
EyshilaMe Leva
5
Jairo BonfimDeus Proverá
Ouvinte do Mês
Reinaldo EustáquioCatalão - GO
Fernanda TrigueiroLondrina - PR
Enquete

Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

Facebook

Instagram

Twitter

Youtube


Mural

Enviar mensagem

Marcio Gonçalves

Bom diaaaaa, ótimo final de semana! curtindo muito toda programa&cce...

Evelyn Castro

Parabéns a Todos da Rádio Elshaday Fm programaçã...

Fernanda Oliveira

A paz do Senhor Jesus Pastor, Peço oração por mim e mi...

Edgar Felipe

Ouço a rádio todos os dias. Bênção pura s...

+ Acessadas
Adolescente é morta a facadas dentro de casa em Caldas Novas
Adolescente morre na Paraíba e polícia apura ligação com desafio da internet
Tragédia em Gira de Umbanda: jovem morre após acidente em ritual
Homem pula de carro em movimento para escapar de sequestro relâmpago
Parceiros
PlaynetRadios NetCasa Do ParafusosconserbrasTV ELSHADAYCollinasgoverno federalRÁDIOS CASTSupermercado e Açougue Boi NobreQuintal PetAssistemaqhipomaqZepelinCemilPatos Parafuso
Rádio Elshaday Fm - Patos de Minas
Copyright (c) 2025 - Rádio Elshaday Fm - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD